Ao longo de seus 17 anos de existência, o Projeto Africanidades, se transformou em Programa, desenvolvendo projetos que visam promover a conscientização e valorização das questões étnicoraciais. Entre as principais ações estão rodas de conversa, palestras, oficinas, apresentações culturais e exposições fotográficas. Essas atividades abordam temas cruciais como racismo estrutural, intolerância religiosa, políticas de reparação, traumas coloniais, entre outros.
Sobre nós
As rodas de conversa são formatos utilizados, nos projetos que possuem temas como "Encrespando" (sobre o cabelo crespo), "Mais Amor, Por Favor" (racismo religioso), e "Cota não é Esmola" (acesso de jovens periféricos às universidades públicas) são discutidos. Estas conversas promovem um espaço de reflexão e diálogo, essencial para a formação crítica dos estudantes.
As oficinas oferecidas variam desde boneca abayomi, pintura corporal, cinema, fotografia, grafite, teatro, dança, até poesia e rima. Estas práticas não só enriquecem o aprendizado, mas também incentivam a expressão artística e cultural dos alunos.
Coordenadas pela Cia Aarão com Artes, dirigida pelo Animador Cultural Pedro Lages, as apresentações culturais incluem espetáculos teatrais, slam, batalhas de rima, poesia, danças e músicas afro-temáticas.
Nos últimos 7 anos, a oficina de Teatro ocorreu de forma contínua, resultando na produção de 8 espetáculos que circularam por mais de 13 escolas da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro, alcançando um público estimado de 20.000 pessoas. Ocupando também o teatro Raul Cortez, Museu de Ciência e Vida, e a UERJ.
“Farsa da Fanático sofredor”, Texto Cesário Candhi ( 2017)
“Navio Negreiro”, Texto Castro Alves ( 2018)
“A Farsa da Boa Preguiça”, Texto Ariano Suassuna, adaptado por Cesário Candhi ( 2019)
“Vida de Clara”, Texto adaptação da biografia Clara “Nunes - Guerreira da Utopia”, Vagner
Fernandes, por Pedro Lages . (2019)
“Guerra Particular”, Texto Cesário Candhi ( 2019)
“Natal na Favela”, Texto Cesário Candhi ( 2019)
“Elas Cantam Elza”, texto Pedro Lages ( 2019)
“Dois idiotas cada qual no seu Barril”, Texto de Ruth Rocha, adaptação Edlane Silva. ( 2022)
“Isso é Século XXI, Rapá!” Textos desconhecidos, adaptação CIA Arão com Arte. ( 2022)
Educação Antirracista - Projeto Africanidades
ALUNOS APROVADOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS- Projeto Africanidades
Trajetória e Principais Ações
Apresentações Culturais
Rodas de Conversa e Oficinas
Espetáculos Realizados
Assista os vídeos do projeto africanidades:
Conheça o corpo docente
Professor de história no CIEP 201 Aarão Steinbruch. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África e do Negro no Brasil e Baixada Fluminense. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), na linha de pesquisa: Educação, Escola e seus Sujeitos Sociais, com pesquisa sobre os impactos da prática pedagógica antirracista denominada Projeto Africanidades na vida de estudantes do CIEP 201 Aarão Steinbruch.
Julio Cesar Araujo dos Santos
Doutorado pelo PPGEDUC Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2021) UFRRJ - com Mestrado pelo mesmo programa. Possui especialização em História da África e do negro brasileiro pela Universidade Cândido Mendes - UCAM - e Graduação em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em relações étnico-raciais e movimentos sociais ligados ao campo e questões indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, diversidade étnico-racial e antirracismo, racismo, educação e educação intercultural, cultura afro-brasileira e religiosidades afro-brasileira. Participa coletivamente no Grupo de Pesquisa movimentos populares e demandas culturais - GPMC - destacando discussões e pesquisas em relação a nossa colonialidade e propostas decoloniais por emancipação reflexões críticas na luta por justiça social. Atua também no Núcleo de Estudo Afro-pindorâmico e Ponto de Memória Africanidades. Coordena o Museu Social de Memória Africanidades promovendo atividades de resgate cultural e memória sobre a herança e diversidade histórica da Baixada Fluminense. Participa do grupo de pesquisa Políticas públicas em educação: pensamento social e democracia na América Latina, sob a coordenação do professor Doutor Lincoln na UERJ/FEBF, buscando ampliar formas de pensar ancorada na dialética crítica e nos fenômenos que materializam nossas desigualdades sociais, impressas em estereótipos e nas realidades de opressão e hierarquização de classe em nosso país.
Graduação em história pela Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil. Especialização em História do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.